Em 13/08/1977 um grupo de voluntárias de Lagoa da Prata, criou o Núcleo do Câncer, em uma reunião convocada pelo médico Dr. Carlos Bernardes de Castro. Daquela reunião saiu a primeira diretoria. Dois meses depois, empossava-se na presidência D. Chiquita Perillo, que ficou no cargo até sua morte em 07/09/1998. O Núcleo do Câncer, ao longo de sua história, desenvolveu diversas atividades de promoção social e, especialmente, de conscientização a respeito do câncer. O aumento expressivo de pacientes, a credibilidade adquirida, a expansão da assistência, fizeram em fevereiro de 1999 com que as voluntárias transformassem o Núcleo do Câncer de Lagoa da Prata em Fundação “Chiquita Perillo”, também numa homenagem à sua idealizadora, fundadora e presidente por 22 anos. Hoje, com raiz fincada em solo fértil, nós vemos uma árvore grande e viçosa, que não passa despercebida por nenhum dos filhos desta cidade.
É atendido, atualmente, 344 (trezentos e quarenta e quatro) pessoas cadastradas com diagnóstico comprovado. Estes são encaminhados a hospitais especializados na cidade de Belo Horizonte e Divinópolis, garantindo ao usuário e seus familiares inserção à rede de proteção social do município, com o objetivo de melhoria na qualidade de vida, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o acesso aos direitos socioassistenciais.
São realizadas, há 13 (treze) anos, duas campanhas, sendo elas: Colo de Útero e Próstata. Nas campanhas são atendidos anualmente, em torno de 150 (cento e cinquenta) mulheres e 500 (quinhentos) homens. Vêm apresentando resultados significativos nos quesitos prevenção e detecção precoce do Câncer e já se tornou referência para a população do município; destacamos também as campanhas realizadas, há algum tempo, pela Entidade: Prevenção do Câncer de Pele e de Boca. A escolha é devido a incidência maior destes tipos de neoplasia.
Semanalmente é realizado Oficina de Artes, sob orientação das voluntárias, aberta às pacientes com câncer, familiares e pessoas da comunidade.
A Fundação Chiquita Perillo possui sede própria, exclusiva para uso da Instituição. A Fundação é composta por 03 (três) Conselhos: Curador, Diretor e Fiscal. Conta hoje com 01 (uma) secretária, 01 (um) motorista, 01 (uma) assistente social e 25 (vinte e cinco) voluntárias.
Missão
Presta serviço gratuito, permanente e continuado na prevenção e acompanhamento de pessoas com neoplasia; como forma de garantia e defesa dos direitos a saúde, bem como garantir transporte aos hospitais especializados na cidade de Belo Horizonte, alimentação nos dias de consultas/exames; doação de medicamentos, fraldas, exames e cestas básicas; visitas domiciliares e orientações; readaptação ao convívio social, emocional e profissional; realização de Campanhas de prevenção do câncer e oficinas de arte.
Valores
“Promover a Vida” atuando de forma humanizada, fundamentada no amor, respeito e sigilo.
Visão
A maior realização humana é amenizar o sofrimento e tornar mais digna a vida do irmão necessitado.